sábado, 28 de setembro de 2013

1.Introdução

O período que se estende da metade do século XIX até a explosão da primeira guerra mundial, foi marcado por profundas transformações, transformações estas que serão relatadas e mostradas neste Trabalho. Neste período de expansão globalizante do capitalismo haverá muitas mudanças, diversos progressos que iniciaram uma série de transformações quantitativas e qualitativas que marcaram o mundo contemporâneo e a vida de milhares de pessoas. Os serviços públicos nas grandes cidades melhoraram de maneira espantosa. A expansão de energia elétrica por cabos e o surgimento da lâmpada elétrica melhoraram significativamente a vida nas cidades a tal ponto que a iluminação pública tornou-se referência de modernidade. O desenvolvimento do transporte coletivo também foi evidente com surgimento das locomotivas elétricas, dos motores de explosão(1862) movidos a gasolina e depois a diesel,pneus de borracha que viabilizaram o surgimento dos primeiros automóveis. Nas cidades, os bondes elétricos e metrôs, hoje trens bala, aviões, tudo contribuindo para o deslocamento mais eficiente e ágil das  pessoas.
O sistema de comunicações e o armazenamento de informações evolui rapidamente com o desenvolvimento, do telefone comum a celulares, telégrafo, e-mail, cinema, e radiofonia, internet.
A medicina também foi a fase contemplada com diversos benefícios como descobertas de vacinas, curas de doenças endêmicas e tratamento e o prolongamento de vidas das pessoas portadoras de doenças crônicas, e uma infinidade de avanços em muitos campo científicos e tecnológicos. Encontramos também neste início de trabalho a vinda da colônia portuguesas para o Brasil sendo documentado pelo artista Jeans Debret, passaremos pelas cenas de Joaquina Carlota onde teremos uma visão futurística dos acontecimentos que de alguma maneira nos conduziram aos golpes militares, democracia e ao Brasil como ele é hoje, a passagem pelas etapas políticas que contribuíram para as modernizações hoje existente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário