sábado, 28 de setembro de 2013

A farra é deles a conta é nossa.

Jean - Baptiste Debret nasceu em Paris, na França em 18 de Abril de 1768 como todo jovem que possuía posses estudou engenharia por 05 anos e formou-se. Durante a Revolução Francesa exerceu sua habilidade na engenharia. No ano de 1975, já com a arte de pintar desenvolta foi contratado como desenhista dando início aí  ao pintor mais famoso em retratar a vida dos brasileiros após a chegada da coroa Portuguesa no  Brasil .Por solicitação de Dom João VI foi organizada uma missão  artística  que  aportou em território  brasileiro em 26 de Janeiro de 1816,ano este onde  ocorreu a morte da rainha  D. Maria I. Debret é incumbido de retratar o funeral  da rainha e a aclamação do povo  ao monarca da corte, O que lhe da  rápida  ingressão na corte. Instalou-se no Rio de Janeiro e passou a ministrar aulas de pintura em seu ateliê, na sequência passa a ser professor de pintura na Academia Imperial de Belas Artes e com isso inicia suas viagens pelo Brasil.


Caçador de escravos

Em 1828, passou a dirigir a Academia de Belas Artes e organizou no ano seguinte uma exposição. A primeira mostra publica de artes no Brasil, com pinturas de seus alunos, e em 1830 tornou-se correspondente da Academia de Belas Artes do instituto de França.

Debret em 1831 deixa o Pais, retornando a Paris, alegando problemas de saúde, porém à hipóteses que diferem desta e alguns acreditavam que o reencontro familiar e a organização do primeiro volume de Viagens Pitoresca e História do Brasil fossem seus reais motivos de partida

Contudo não temos como negar que suas telas demonstravam minuciosos detalhes do povo brasileiro a da nação e nelas havia o resgate particular, representativo da cultura, do modo de vida, seja escravo ou senhores feudais bem como da natureza. As obras por Ele deixadas foram de grande contribuição para a história do Brasil, e ainda hoje nos serve em diversos estudos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário